PARCEIROS
Notícias »
13ª Romaraia a Aparecida do Norte é um sucesso!


Com fé e dedicação, Hípica Versátil realiza sua 13ª Romaria a Aparecida do Norte

Fé, solidariedade e união. Mais do que uma simples viagem, a 13ª Romaria da Hípica Versátil é uma reunião de grandes amigos, todos movidos pela força da fé.
No dia 14 de Novembro, uma quarta-feira, iniciava-se mais uma jornada de fé realizada pela grande família formada pela Hípica Versátil, localizada em Arujá – SP e de propriedade de um dos grandes treinadores do Brasil, Abelardo Peixoto. A Romaria que é realizada todos os anos rumo ao santuário de Aparecida do Norte em São Paulo já chegou a sua 13ª edição, e a cada ano agrega novos participantes e belas histórias para contar. São quatro dias de estrada com mais de 200 km percorridos, partindo da sede da Hípica até o destino final. Com a maioria dos romeiros participando montados, por dia são percorridos por volta de 50 km, fazendo paradas ao longo do caminho pra recuperar as energias. É uma viagem longa, exige dedicação e esforço para concluir o trajeto, mas acima de tudo une a fé ao prazer de montar.
Foi acima de tudo a fé que fez essa jornada começar, no ano de 1999, quando Abelardo Peixoto iniciou o que seria o ponta pé para as romarias da Versátil. O treinador já participava das romarias feitas por seus companheiros do trote da capital paulista, que completavam o percurso em 8 dias de viagem. Porém naquele ano ele não conseguiu participar da viagem devido a uma competição. Não satisfeito em abrir mão daquilo que pra ele já era uma tradição, Abelardo não pestanejou e decidiu: Faria a romaria sozinho. Em sete dias completou a viagem que sem dúvida foi um dos momentos mais marcantes ao longo de todos esses anos de romaria e também em sua vida. Então em 2000 ele organizou a 1ª Romaria da Hípica Versátil e dali em diante a tradição estava formada, todo ano no mês de Novembro partem da Hípica devotos de Nossa Senhora Aparecida, ou aqueles que vão pelo prazer de montar, os que tem algo para agradecer a santa, os que buscam paz de espírito ou mesmo todos esses fatores em comum. Cada um com um propósito, mas todos com a mesma força, determinação e fé.
Em 2012 a Romaria partiu com 42 romeiros montados e 8 integrantes na equipe de apoio. Nos quatro dias o grupo começa a viagem as 3h da manhã, parando por volta das 13h nos pousos para descansar. Após percorrer 53 km, a primeira parada é em Jacareí, numa chácara onde todos podem repousar, fazer as refeições e se preparar para o próximo dia, assim como nos demais pousos. Em seguida a tropa parte para Caçapava, percorrendo mais 58 km rumo a próxima parada de descanso em uma Hípica. Já no 3º dia o destino é Pindamonhangaba e mais 62 km são deixados para trás, e a equipe faz a última parada no Pouso de Romeiros, para se preparar para os últimos 41 km rumo a Aparecida. Uma viagem prazerosa, mas que exige muito da mente e do corpo dos romeiros. Um dá coragem e ânimo ao outro para trilhar a jornada, a solidariedade entre o grupo se fortalece a cada dia. Nascem laços de amizade e união que se fortalecem a cada quilometro percorrido. Mais que amigos e companheiros de viagem, o grupo se torna uma grande família.
Faça chuva ou faça sol, a família Versátil persiste firme e forte ao longo do trajeto. Durante as paradas, uma grande roda de viola é formada e os romeiros confraternizam e aproveitam esses momentos de descanso. Conversam, cantam, riem, se divertem. A mais verdadeira amizade reina no grupo que é formado por todas as idades. Famílias inteiras, marido, esposa e filhos, integram o comboio. E são as crianças as primeiras a cobrar as orações que são feitas na viagem, um fato curioso que só faz perceber como é forte o espírito de grupo que nasce da convivência entre os participantes, que dão força um ao outro e superam qualquer obstáculo. A superação se faz presente a cada momento. Mesmo quem não tem o hábito de montar com frequência resiste com determinação; aqueles que possuem algum problema de saúde superam a dificuldade para chegar ao destino final; o cansaço é compensado com a imensa paz de espírito que invade o grupo a cada quilometro que vão se aproximando mais da basílica de Aparecida.
A jornada vai chegando ao fim e a sensação de missão cumprida não poderia ser mais gratificante. O grupo que partiu na madrugada do dia 14 de Novembro chegou ao esperado destino dia 17, e a chegada ao Santuário da Padroeira dos Peões e Padroeira do Brasil não poderia ser mais emocionante! “Indescritível, uma sensação inexplicável”, define Abelardo. A emoção reina, o sentimento de fé não poderia ser mais forte do que nesse incrível momento, em que obstáculos foram vencidos, dificuldades superadas e a paz é o que permeia os corações de cada um. Agradecer a santa por todas as graças alcançadas e, além disso, agradecer por aquele momento único é o que passa primeiramente na mente de cada romeiro, que partiu em busca de um objetivo e conquistou muito mais do que isso, pois conquistam uma segunda família.
O padre recebe de braços abertos o grupo e reza uma missa aos romeiros e toda sua tropa. Nesse momento, fazendo sua oração na missa, sem dúvida um filme passa na cabeça de cada um, lembrando de cada momento em que buscou a fé e foi atendido, recordando as graças que lhe foram concedidas ao longo do ano, agradecendo cada conquista e agradecendo o simples fato de estar vivo e poder viver tal momento tão mágico.
Agradecer a ser abençoado por Nossa Senhora Aparecida traz uma nova energia. O grupo retorna com as baterias recarregadas, com paz interior e com o espírito renovado. E, somando-se a isso, formam a família que pode não ser de sangue, mas é de coração. “Além de agradecer as graças, ao longo de todos esses anos de romaria fizemos grandes amigos, vivemos juntos grandes emoções em busca da fé.” Completa Abelardo, que considera ainda a romaria como uma grade missão para sua vida: “Eu, Abelardo, tenho uma missão em minha vida que é de acompanhar amigos e famílias nessa jornada rumo a Aparecida do Norte. Enquanto eu viver, cumprirei essa gratificante tradição.”

Por Camila Oliveira


[ Outras Notícias ]

Página Principal
Nossa História
Estrutura e Serviços
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Notícias
Resultados de Provas
Animais à Venda
Equipe Responsável
Localização e Contatos
PATROCINADORES